sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A pintura Romântica



A pintura Romântica

A pintura Romântica é um feixe heterogêneo de estilos encontrados na pintura ocidental num período de mais de cem anos entre o fim do século XVIII e o fim do século XIX.
Esta tem como principal tema a natureza, isto é, as diversas paisagens. Transmintindo assim os seus estados de espirito e emoções, pois as forças da natureza representam grande parte das vezes paixoes humanas.
As paisagens maritimas , rurais, enfim todo um aglobado da natureza, servem de temas centrais da pintura obtendo assim um enquadramento de cenas figuradas estabelecendo um ambiente nostálgico ou dramático entre as personagens e fundo paisagístico.
Grande parte destas pinturas sao reconhecíveis pelos seus dois ambientes.O dramático: que é dado geralmente pela representação das forças da natureza sob a qual, o homem, irremediavelmente está á mercê.E o ambiente nostálgico e sonhador: que é muitas vezes marcado pela representação de ruínas no meio de uma natureza luxuriante que se revela indiferente ao destino dos homens.
As características da pintura romântica são:
A composição em pirâmide dinamizada por linhas oblíquas gerando ritmos e sugerindo movimento. Pinceladas largas e sinuosas, acentuando o dinamismo da composição. Contrastes fortes de claro-escuro e de cor. Utilização das virtudes expressivas da cor por oposição ao desenho frio e calculado do Classicismo.
Na temática da pintura romântica temos englobados 4 principais temas:
O retrato: Expressa uma humanidade particularizada e uma individualidade com caracterização própria.
A paisagem: É cúmplice do desenrolar do drama humano.
A pintura fantástica: Representa temáticas ligadas ao exótico, ao onírico e àquilo que se afasta da razão e da norma.
A pintura histórica: Representa a exaltação do passado histórico numa dimensão nacionalista e ética evocando acontecimentos e personagens exemplares.Ilustra acontecimentos históricos ou lendários de um modo propositadamente grandioso e nobre (por oposição aos exemplos da antiguidade greco-romana).

Grandes artistas da pintura romântica:

 Inglaterra – William Turner(1775-1851) – Erupção do Vesúvio (1817);

 Alemanha-Caspar David Friedrich(1774-1840)Mulher diante da aurora(1818) ;

 Espanha- Francisco de Goya (1746-1828)-O nevão (1786);

 França-Théodore Géricault(1791-1824)- Captura de um cavalo bravo;

 França-Eugène Delacroix(1798-1863)-Liberdade guiando o povo (1830);

Sem comentários: