quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Grandes Civilizaciones: Grecia



Os povos da Grécia antiga se chamavam Helenos, ea sua terra, Grécia, chamada Hellas. O território da Grécia antiga coincide mais ou menos com o presente, mas para completar o mundo helênico deve adicionar a costa do Mar Egeu, Ásia Menor, assim como o sul da Itália e Sicília.
história e cultura grega estão intimamente relacionados com a paisagem.Grécia continental é praticamente uma montanha naufrágio no Mar Egeu, cujas muitas ilhas são, mas os topos da serra submerso. Este fenômeno levou a uma costa muito aparadas e íngremes, com muitas pequenas ilhas e penínsulas, além de alguns vales fluviais e inacessíveis fechado. As planícies, no entanto, são raros e de pequena dimensão.
A ligação entre estas diferentes áreas é a rota marítima que liga os diferentes territórios e fator de expansão do mundo grego. A escassez de terra fértil irá forçar o grego antigo de buscar novas terras para alimentar a população excedente. Daí a vocação do povo grego comercial ou colonização de novos territórios, que caracterizam os gregos antigos.
entanto a paisagem grega, a ser importante, não só ajuda a explicar a herança grega cultural maravilhoso. Racionalismo como uma atitude perante a vida, a consideração do homem como a medida de todas as coisas, um amor de beleza e um elevado sentido estético ou a democracia como um sistema político, são valores espirituais presentes em nosso mundo. "Eu acho que é justo para beneficiar as pessoas em geral em detrimento dos nobres e os ricos, porque é o povo que, para dar aos homens para a marinha e do comércio, é a força de Atenas. Consequentemente, é apenas aquela parte os encargos dependem de uma escolha ", diz Xenofonte, no século IV.Estes valores dívida, sem dúvida, reconhecível com o mundo grego, não surgem de repente, mas são o resultado de uma evolução de cerca de 3.000 anos.
Durante esses três milênios, diferentes povos habitavam a terra de Hellas.Desde 3000 aC, no final do Neolítico, a 1100 aC, desenvolve a Idade do Bronze. Nesta fase, em três principais culturas emergir. O primeiro, o das Cíclades, tem característica como principal o desenvolvimento de um comércio florescente.
Muito mais importante cultura minóica, cujo núcleo é a ilha de Creta. Por volta de 1900 aC surgem palácios grandiosos de Cnossos e Festus, elevando-se residências reais, com centenas de quartos, alguns dos quais são decorados com afrescos coloridos e bem iluminados. Os palácios cretenses indicam o surgimento de um poder absoluto, apoiada financeiramente pela intensa actividade comercial, com base na troca de ofícios suntuosos ....

Sem comentários: